O ESCRAVO QUE ENSINOU O REI

O que é fé ?

Fé não é um sentimento,fé é uma atitude, exemplos disso, não foi quando a mulher do fluxo de sangue pensou em tocar nas vestes de Jesus e foi curada, foi quando ela se LEVANTOU e tocou que o milagre aconteceu, Fe não é pensamento ou sentimento fé é ATITUDE…

Quer dizer: a lei física de ação e reação descoberta por Newton também se aplica no campo espiritual ao nos provar que: “Para cada ação há sempre uma reação, oposta e de mesma intensidade.” O Espírito Santo ensina a mesma lei, da seguinte maneira: “aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7).

Na prática, isso nos leva a dizer que se a fé de alguém na promessa de Deus é puramente teórica, então o cumprimento da mesma na vida desse alguém também será teórico. Porém, se a fé na Palavra de Deus é colocada em prática, então a resposta divina também será cumprida: “Dai, e dar-se-vos-á” (Lucas 6.38). Uma questão de justiça divina que depende da ação da fé.

No sacrifício está a vida do sacrificante. Caso o sacrifício seja imperfeito como foi o de Caim, significa que a confiança em Deus também não é total. Caim ofereceu oferta sacrificial, mas nela faltou o elemento mais importante do sacrifício, que é o sangue.

No sangue está a vida da oferta. Ele é sinal de parceria com Deus. Na falta dele a oferta não tem representatividade. Ou seja, falta o representante da vida do ofertante. por isso  o sacrifício de Caim não foi  aceito. Não estamos nos referindo literalmente ao sangue, mas a atitudes de sacrifício em relação à verdadeira fé. São como as orações, os louvores, as canções e as ofertas dedicadas a Deus de forma habitual, mas sem espírito.

Quando é que o Escravo ensinou o Rei ?

Bom, vamos começar do momento em que os filisteus devolvem a arca para Israel , eles não a devolvem vazia,  eles enviam junto um sacrifício de objetos de ouro, e vemos que quando os bois  levavam a arca no carro viram o sacrifício eles não  pararam ate chegar em Quiriate Jearim .
Quando Davi leva a arca da casa de  Abinadabe,  ele a leva no carro de boi mais nao envia sacrifício junto, foi quando os bois pararam….

Porque os bois pararam ?
Bom, aqueles bois eram bisnetos dos bois originais que levaram a arca da casa dos filisteu para casa de Abinadabe e eles os ‘ bois “sabiam que o carro de boi com a arca nao podia andar sem sacrifício, por isso eles pararam, esperando o sacrifício.
Quem oferece o primeiro sacrifício ? O Rei Ou Escravo ?

Bom,  vimos  que rei nao quis levar a arca nem fazer sacrifício, nao querer ou querer é uma escolha, Davi escolheu nao levar e nao fazer…
Foi quando o escravo oferece o primeiro sacrifício…!! Qual ?

1 sacrifício  A própria vida…
Depois que um homem morre porque tocou na arca, ninguém queria tocar nem para deixa-la na casa do escravo, foi quando Obede o escravo nao pensa, ele age, pois fé é atitude, a Arca que precisava de 4 homens para ser carregada é carregada por ele sozinho, em seus braços para dentro de sua casa, naquele momento ele oferece a própria vida em sacrifício pois ali ele poderia ter morrido ao tocar na arca.

2 sacrifício,
Ele oferece 3 meses de salário em sacrifício, pois durante 3 meses ele nao trabalha, nao pede esmola,  oferecendo assim 3 meses de salário como sacrifício a Deus pela arca em sua casa…

O Servo ensina o Rei

Quando Davi depois de 3 meses percebe que o servo prosperou mais que ele próprio,  ele vai a casa do escravo e pergunta o que você fez para prosperar mais que eu  ?
Ele o escravo responde: Aprendi com os bois que a gloria de Deus nao anda sem sacrifício por isso ofereci minha vida e 3 meses de meu trabalho a Arca de Deus. Oh!  Rei,  sacrifico sem sangue nào produz Gloria …!!!

Então Davi pega a arca e  a leva para cima da casa de Obede Edom mais a cada 6 passos    Ele oferece 2 sacrifício ou seja cerca de 13 986 sacrifício, em 21 km ,uma estrada de sangue para que gloria de Deus não pare no meio do caminho….
Assim o escravo que aprendeu com os bois, ensina o Rei a carregar a gloria !!!

 3 COISAS QUE DEVO TER ENVERGONHAR

 “Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o Senhor.” (Jeremias 6:15 )

  • DEFINIÇÃO DO QUE É VERGONHA

A vergonha é um sentimento intenso de angústia, que faz com que você queira desaparecer; extrema humilhação e remorso; um desespero intenso devido a um constrangimento miserável.

1 ª TER VERGONHA DOS MEUS PECADOS

  • Lascívia falar com prazer do pecado.

2ª TER VERGONHA DA INFIDELIDADE

  • Um dos versículos que soam melhor aos ouvidos de qualquer discípulo é este: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito.

(Mt 25.21 e 23). Este verso faz parte da Parábola dos Talentos e é repetido duas vezes. Todos queremos ouvir os adjetivos bom e fiel.

Acontece que para quem tem o espírito da infidelidade a Palavra não é nada agradável de se ouvir: E lancem o servo inútil nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes. (Mt 25.30)

3- A VERGONHA DE NÃO PARTICIPAR DE UMA CÉLULA

“E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome; e, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.” Mateus 21.18-19

Que culpa tinha a figueira de não ser a estação de dar frutos?

Porém, isso não foi suficiente para livrá-la de secar desde a raiz e deixar de existir.

O Senhor Jesus não aceitou nenhum tipo de explicação ou justificativa para o fato de, no momento de Sua necessidade, não encontrar o que precisava, e isso porque era Filho de Deus, e não podia passar a vergonha de não encontrar o que procurava, de não ter o que precisava, de não ter Sua necessidade suprida e Sua fome saciada.

Ele era o Filho e herdeiro do Deus Soberano, e não podia ter o nome de Seu Pai manchado por nenhum tipo de vexame, e por isso a figueira teve que ser exterminada, pois ela representava uma vergonha.

Na vida daqueles que são filhos do Altíssimo, não pode, de maneira nenhuma, ser diferente. Tudo aquilo que nos traz vergonha, vexame e humilhação deve secar desde a raiz. vOs filhos de Deus devem odiar tudo o que traz vergonha para o seu Pai, pois eles vivem única e exclusivamente para glorificá-Lo.

Seu vexame é a vergonha de Deus.

Sua necessidade é a vergonha de Deus

Sua fome é a vergonha de Deus. vVocê não dar filhos é a vergonha de Deus

Sua vida infrutífera é a vergonha de Deus.

Para a vergonha não há justificativas, não há explicações. É vergonha e pronto! E por isso deve secar desde a raiz e desaparecer de nossas vidas.

O Senhor Jesus não aceitou a ausência de frutos em uma árvore. Isso O revoltou a ponto de amaldiçoá-la. Se foi assim com uma figueira, que não tem o poder de glorificá-Lo em nada, imagine o que Ele sente em relação à vida dos que são chamados filhos e servos de Deus?

 

3 COISAS QUE DEVO DAR ATENÇÃO, 1 QUE DEVO IGNORAR

1ª LEI DA DIFERENÇA
Estude as leis da diferença. Ouça a diferença quando as

pessoas estiverem falando, agindo, fazendo. Conheça a sua diferença.

“18 Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve” (Malaquias 3:18)

2ª LEI DO PROTOCOLO
O protocolo o leva mais longe do que a sabedoria. Você pode ser um gênio, mas precisa aprender a honrar as leis de uma casa. Você precisa saber se apresentar diante das pessoas, de lugares, de autoridades.
Os dinossauros não estão mais na terra porque não se adaptaram. Todo ambiente tem um protocolo. Pessoas e ambientes são diferentes.

Obedecer aos protocolos da casa é uma questão de honra.
Existem protocolos que não podem ser quebrados, mas que devem ser obedecidos. Todo casamento, todo relacionamento tem protocolo. Uma simples

sentença que não é obedecida pode abortar o relacionamento, por isso, entenda a lei do protocolo.
O protocolo é mais importante do que o que as pessoas dizem a você. Protocolo quer dizer que você

precisa se adaptar às necessidades, é a prova da honra. Quantas pessoas com mentes brilhantes, mas que não conseguem exercer influência porque não sabem obedecer a protocolos.

3ª LEI DO FOCO
A Bíblia é um livro que precisamos focalizar. O salmista diz que o seu coração está fixo em Deus. Josué diz que não devemos olhar nem para a direita nem para a esquerda.

Tomas Edson, inventor da lâmpada elétrica, disse que apesar de muitos pensarem que ele era extremamente inteligente, disse não ser. O que fazia era investir o seu tempo no foco certo. Um descrente que possui o foco correto terá mais êxito do que 100 homens cristãos juntos que caminham sem foco. O importante é o foco, não a grandeza do alvo. O que faz o alvo possível é o foco e não a sua grandeza.
Decida o que você quer para o seu futuro e foque nisso o seu objetivo. Estabeleça a Canaã que você busca. O alvo do amanhã faz com que você saia de onde está. Quando você focaliza sua atenção em algo chama a atenção das pessoas que estão ao seu redor.

DEVO IGONORAR – PALAVRAS MENTIROSAS

“O governador que dá atenção às palavras mentirosas, achará que todos os seus servos são ímpios.” (Provérbios 29:12)

 

3 VIRTUDES PARA SER AMIGO DE JESUS

9” Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este.” (João 15:9-15)

vA amizade é um dos valores mais apreciados por todos, jovens e adultos. Sempre foi uma das realidades mais concretas através dos tempos. Talvez por isso, Jesus chamou seus discípulos de amigos

1ª FIDELIDADE
A amizade é algo mais profundo que o companheirismo. As pessoas são companheiras de viagens, de trabalho, de igreja, de diversão, mas não chegam a cultivar uma amizade sincera e Esta supõe um pacto de fidelidade, uma capacidade de dar sem esperar resposta. A verdadeira amizade não tem lugar para traições. Dura para sempre.

2- LEALDADE
“Perguntou-lhe Davi: Resta ainda alguém da família de Saul para que eu possa mostrar a Lealdade de Deus?” (2 Samuel 9:3)

“Salva-nos Senhor! Já não há quem seja leal; Já não se confia em ninguém entre os homens.” (Salmos 12:1)

3-COMPROMETIMENTO
“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Joao 15:14)

vO próprio Jesus demonstrou uma profunda amizade com Lázaro e suas irmãs; foi amigo até mesmo de publicanos e pecadores. (Mt 11.19; Jo 11.11)

“Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.”

“O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.” (Daniel 6:16-23)

FIDELIDADE, LEALDADE E COMPROMETIMENTO
Você pode não saber falar, escrever, ler, não ser bonito, ou mesmo rico.
Mas se você tem esses três princípios será meu amigo para sempre.
O que estamos descobrindo hoje é que as pessoas não tem esses princípios.

 

4 NÍVEIS DE COMPROMETIMENTO

ENVOLVIMENTO(Galinha)  X COMPROMETIMENTO(Porco)

1º EMOCIONAL

“Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.
E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo? E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,” (Neemias 2:1-4)

2º ESPIRITUAL

*Moisés jejua 80 dias e 80 noites
“9 Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que o SENHOR fizera convosco, então fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; pão não comi, e água não bebi; 18 E me lancei perante o SENHOR, como antes, quarenta dias, e quarenta noites; não comi pão e não bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.”
(Deuteronômio 9:9;18)

3º TEMPO

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Efésios 5.15-17)

 4º FINANCEIRO

* História do Dono da Colgate

* O voto de Jacó

“E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar. E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
(Gênesis 28:10-12;20-22)

* Malaquias 2: 1-2

 

     3 COISAS QUE DEUS NÃO REVELOU

 1ª O DIA DA NOSSA MORTE

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” (Tiago 4:14)

2ª O DIA QUE A PORTA DA GRAÇA VAI SE FECHAR

“13 E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos. 16 E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro.”
(Gênesis 7:13 e 16)

3ª O DIA DA VOLTA DE JESUS

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
(Mateus 24:36)

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.”
(Mateus 24:27)

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
(1 Tessalonicenses 4:16-17)

Obedecendo em Amor

“Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.” (2 Reis 2:9-11)

 1- ELIAS DEU UMA INSTRUÇÃO PARA ELISEU: “OLHE PARA MIM”

* Eliseu não precisou pedir de novo, só precisou Obedecer a instrução dada pelo profeta.

2 – OBEDECENDO A DEUS.

“E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de obedecer todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.”
(Deuteronômio 28:1-2-3)

* Ouvir é diferente de Escutar.

3 – QUAL A VONTADE DE DEUS?

 “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15 : 16)

4 – RELACIONAMENTO DE AMOR.

* Não basta Obedecer, tem que Obedecer em Amor.
“Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.” (João 15 :17 )

* O Relacionamento de Eliseu para com Elias era um Relacionamento de Amor:
“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho” (2 Reis 2:11)

* Só o Céu podia separar Elias e Eliseu!

5 – A VISÃO DE ELISEU.
“O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, tu eras como um exercito para Israel, carros de guerra e cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.” (2 Reis 2:12)

 

A Recompensa de Agradar a Deus

1- Quando Deus não faz justiça?

Isaías 58:3-5 “Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?”

2 – Agradando a Deus.

Isaías 58:6-7 “Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?”

3 – Resultado de agradar a Deus.

Isaías 58:8-10 “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.”

4 – O que agrada a Deus?

João 15:16 “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

 

Iniquidade

* Se o Cristão não vigiar o seu coração pode virar pedra.

Ezequiel 36:26 “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”

* Iniquidade esfria o coração, quando a iniquidade se multiplica; pequenas coisas erradas vai endurecendo o coração.

Mateus 24:12 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”

* E a pessoa só lembra quando a coisa fica feia.

Salmo 137:1 “Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.”

* Iniqüidade impregna no espirito do homem ao nascer.

Jeremias17:1 “O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos vossos altares”

* É através da iniqüidade que o maligno envolve o coração do homem com todo tipo de pecado involuntário.

Tiago 1:14-15 “14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”

* O homem faz o que não quer e não faz o que quer…

Romanos 7:15;17 “Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio isso faço. 17Neste caso, não sou eu quem faço mais a iniquidade que habita em mim.”

* Moldando o caráter com fogo.

Isaias 1:5-7
“5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. 6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.”

Justiça de Deus

Mateus 5:6 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”

1 – Bem aventurado – Felicidade tem sido banalizada e mal entendida.

2 – Fome e Sede – Necessidades básicas para sobrevivência de qualquer ser vivo.

3 – Justiça – Dar a cada um o que lhe é de direito. (Parábola da viúva – Lucas 18:1.8)

4-Desaparecimento da fé
Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
Reverendo Edmar Dias

Justiça no Amor

João 4 : 15 – 16  “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido.”

1 – O PROBLEMA DELA ERA SENTIMENTAL.

2 – NÃO TENHO MARIDO. MAIS VIVIA COM ALGUÉM.

O POÇO – Gn 24:13.14

“13 Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; 14 Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao Teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.”

O POÇO DE JACO – Gn 29:10
“10 E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe”

3 – ELE FEZ MAIS QUE TODOS
Trabalhou 7 anos Pra casar…
Trabalhou mais 7 para ser feliz…

Provocador de Justiça

1 – Vista as vestes de Justiça. 

Isaías 61:10 “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.”

2- Deus é maior que seus problemas. 

Jó 33:12 “Eis que nisso não tens razão; eu te respondo; porque Deus é maior que o homem.”

1 Samuel 1:10 “Ela, pois, com amargura de alma,
orou ao SENHOR demoradamente, e chorou abundantemente.”

3- Orar demoradamente.

4- Conte para o problema o tamanho do seu Deus.

5 -Exaltou a onipotência de Deus.

6-Chorou abundantemente.

4 coisas que preciso Reconhecer

“Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.” (2 Reis 5:1)

1ª Reconhecimento da voz do Espírito Santo. “Um dia ela disse à sua senhora: ‘Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra’.”(2 Rs 5:3) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz.
(Apocalipse 2:7,11,29)

2ª Reconhecimento de um momento de Fé excepcional. “Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: ‘Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado’.”(2 Rs 5:10). “Os momentos de fé excepcional, requerem fé excepcional.” “O maior prazer de Deus é encontrar quem n’Ele crê,” mas Ele se distancia de qualquer um que duvide d’Ele.

3ª Reconhecimento de um Libertador financeiro que Deus envia à sua vida. “Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.”(1 Reis 17:10-11) Reconheça o homem que Deus ungiu e abençoou para mudar a sua vida.

4ª Reconhecimento de uma oportunidade de Ouro. “E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.”(Mc 10:47)

3 Fatos sobre as oportunidades:

1º Deus é o Deus das oportunidades: Em toda a Palavra, inúmeros exemplos nos fazem lembrar de que Deus dá aos homens a oportunidade de arrependerem-se, de reconstruírem e até mesmo de receberem milagres.

2º A oportunidade pode surgir durante um período de crise em sua vida. Deus falou com Elias para que deixasse o riacho e fosse à casa da viúva de Serepta… a fim de dar a ela uma oportunidade de exercitar a Fé.

3º A oportunidade está sempre próxima de você, esperando apenas seu reconhecimento.O cego de Bartimeu conseguiu.Ele clamou e recebeu a cura.

 

Ingredientes de um Milagre

“Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era muito respeitado e honrado pelo seu senhor, pois por meio dele o Senhor dera vitória à Síria. Mas esse grande guerreiro ficou leproso.” (2 Reis 5:1)

1º Ingrediente: Pequenas coisas. Uma empregada, “Ora, tropas da Síria haviam atacado Israel e levado cativa uma menina, que passou a servir à mulher de Naamã.” (2 Rs 5:2) Deus usa pequenas coisas, para fazer grandes coisas na nossa vida.

2º Ingrediente: Submeter à vontade de Deus. “Não são os rios Abana e Farfar, em Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Será que não poderia lavar-me neles e ser purificado. Então, foi embora dali furioso.”(2 Rs 5:12). Para Deus realizar um milagre, precisamos nos submeter à vontade d’Ele.

 3º Ingrediente: Amigos. “Mas os seus servos lhe disseram: ‘Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais, quando ele apenas lhe diz para que se lave e seja purificado!’” (2 Rs 5:13). “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.”(Pv 17:17)

 

Quatro Decisões para a Vitória

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da Lei do teu Deus, também Eu me esquecerei de teus filhos.” (Oseías 4:6)

1º Decida edificar a sua fé: Fé é a única coisa que produz milagres
Deus nunca responde a dor, as  lágrimas, ou aos problemas humanos; Deus sempre responde a fé.

2º Decida honrar a cadeia de autoridade bíblica: A honra antes de ser uma colheita, ela é uma semente.                                        * Honrar Pai e Mãe – Primeiro mandamento com promessa.
* Honrar o seu Pastor – (Hebreus 13:17)

3º Decida buscar um mentor extraordinário:
* Ter mentor é ter sabedoria sem dor.
* Ele vê algo que você não vê.
* Perguntas, são as sementes da sabedoria.

4º Decida semear com expectativa de colheita:
* Expectativa é o segredo da colheita.
* Semente, tempo e colheita.

 

O Reconhecimento de uma Fraqueza pode Salvar você

“Preparas uma mesa na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, e o meu cálice transborda.”

(Salmo 23:5)

* Precisamos reconhecer nossas fraquezas; pois, só iremos fortalecer, vigiar, os nossos pontos fracos, se primeiro reconhecermos que temos um.

1º Todos temos fraquezas: Não há ninguém que não tenha um ponto fraco. Há pessoas que conseguem camuflar o seu ponto fraco, mas ele existe. Sua dificuldade em descobrir qual é o seu ponto fraco, um dia irá te destruir.

2º Sua fraqueza quer crescer, e tomar conta de você: A maioria das pessoas não descobre e não reconhece que tem uma fraqueza, e essa é a intenção da fraqueza. A sua fraqueza é como uma pessoa que luta dentro de você, para te dominar todos os dias. O sonho da sua fraqueza, é crescer e te dominar.

3º Sua fraqueza é a porta de entrada do mal na sua vida: O mal não quer atacar a área da sua vida em que você é forte, ele sempre irá atacar seu ponto fraco. O diabo prepara armadilhas para destruir você e sua família, através do seu ponto fraco.

 Pontos fracos de uma Ovelha:

 – Cabeça: A briga no inferno é para dominar a sua cabeça.

*Olhos – O cego espiritual. Não enxerga o caminho em que ela deve andar.

* Ouvidos – Não ouve a voz do pastor. Não ouvi a orientação do pastor quanto aos perigos.

* Nariz – Perdeu o discernimento. Não pode discernir o bem do mal (Pessoas, ambientes, relacionamentos).

* Boca – Deixa de se alimentar, e se afasta do rebanho.

O que fazer para resolver esses pontos fracos? – Cabeça ungida, proteção garantida. “ unges a minha cabeça com óleo, e o meu cálice transborda.” A unção de Deus sobre a sua vida, pode tirar todas as suas fraquezas. Calice transbordando é símbolo de vitória.

 

 Construindo um Lugar para Deus – (Êx 24:15-18; 25:1-3; 8)

 Deus quer ajudar a humanidade, quer ajudar as pessoas, Deus quer mudar a sua vida, sua família, abençoar seus amigos, seus vizinhos, mas precisamos fazer as coisas da forma que Deus nos orienta, da forma que Ele fala, do jeito d’Ele. Fazendo isso as bênçãos que estão demoradas na sua vida, elas serão encurtadas.

1º Existem coisas em nossas vidas, que dependeram das nossas ações:

*Quando Moisés Subiu, a nuvem que representa Deus, desceu sobre o monte (Êxodo 24:15).

2º Construa um Lugar para Deus: Quando construímos um lugar para Deus, Ele entra dentro daquilo que a gente constrói, e usa aquilo que construímos para nos abençoar nossa própria vida. . Uma viúva ofereceu para Deus azeite, Deus entrou dentro do azeite, multiplicou seu azeite e abençoou a sua família(2Reis 4). Um menino ofereceu para Jesus, dois pães e cinco peixes, Deus entrou dentro dos cinco pães e dois peixes, abençoou, multiplicou, alimentou uma multidão, e devolveu doze cestos cheios de pães e peixes abençoados. Ofereça à Deus um lugar para Ele entrar, e Ele abençoará a sua vida.

Você quer que Deus te abençoe? Construa um lugar para Ele morar. Gere um filho para Deus. Deus quer, e vai te abençoar, mas você precisa fazer a sua parte. Quando Moisés Subiu, Deus desceu. Quando você fizer a sua parte, quando você construir um lugar para Deus, Ele vai descer, habitar naquele lugar, e abençoará a sua vida através dele.

Mudando o cativeiro de Jó – (Jó 42:10)

1º Quando você pensa que esta tudo bem em sua vida, Deus te diz que você pode melhorar! As vezes aos nossos olhos, esta tudo bem em nossas vidas, mas Deus vem e mostra em que devemos melhorar, em que ainda estamos falhando. Em certos momentos na nossa vida, Deus usa uma desgraça, para nos dar uma oportunidade de mudança.

2º Se você quer obter respostas de Deus, se você quer receber bênçãos de Deus em sua vida, você precisa se tornar um abençoador. Há pessoas que Deus tirou a cerca de fogo vivo, tirou a proteção de sua vida, porque elas se fecharam em seu mundo. Estão preocupadas somente com sua própria vida. Deus esta dizendo que só não virou ainda, o cativeiro de muitas pessoas, porque elas se fecharam em seu próprio mundo, não querem se tornar um abençoador para outras pessoas.

3º Quando é que Deus mudou a história da vida de Jó? Quando ele se esqueceu dele. Ele estava doente? Estava. Estava pobre, na miséria? Estava. Tinha perdido seus filhos e sua esposa? Tinha. Mas ele se esqueceu de si mesmo, e passou a orar por três pessoas. Quando ele começou a orar por três pessoas, a Bíblia diz que Deus muda o seu cativeiro (Jó 42:10).

Você quer receber as bênçãos de Deus para sua vida? Se torne um abençoador de vidas. Faça o que Jó fez, ore por três pessoas. Esqueça a sua própria vida, deixe de viver por você e comece a viver para outras pessoas, comece a viver em prol de outras pessoas, comece a produzir frutos para Deus, ganhe pessoas para Deus, e Deus estará pronto para mudar o seu cativeiro e derramar sobre você bênçãos sem medidas.

 

Remova os obstáculos – (Isaías 6:1;5;6;7)

Você precisará remover alguns obstáculos que possam impedi-los de produzir frutos para Deus.

 Remova o pecado – “Uzias”: “No ano em que morreu o rei Uzias… ”Qual é o Uzias que tem te impedido de produzir frutos para Deus.

Quando você remover os obstáculos, três coisas irão acontecer:

1º Ter a experiência – “Eu vi”: “…eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono.”Você precisa ter experiências pessoais com Deus.

2º Experiências trás transformações – : “7 e com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada,e expiado o teu pecado.” Quando você tiver uma experiência pessoal com Deus, sua vida será transformada.

3º Discernimento de ambientes: “habito no meio de um povo de impuros lábios.” Isaías discerniu o ambiente em que vivia. Ele vivia em um ambiente errado.

 

Milagre dos Relacionamentos – (2Reis 4:1ss)

Existem milagres, que só acontecem através dos relacionamentos.

1º O que é que você tem em casa? O Profeta Eliseu na verdade estava perguntando: você tem amigos? O seu milagre pode esta escondido em alguém perto de você. Como esta os seus relacionamentos?

2º Peça as vasilhas vazias! Peça todas as vasilhas vazias que seus amigos e visinhos tiverem, pois o seu milagre irá acontecer nas necessidades deles. Seu milagre vai acontecer na necessidade de alguém.

3º Pegue o seu azeite e derrame nas vasilhas deles! Enquanto você estiver enchendo as vasilhas vazias de alguém, Deus irá multiplicar o seu azeite.

A melhor fase na sua vida é quando você esta ajudando alguém. Enquanto você encher as vasilhas vazias de alguém, o seu azeite não irá acabar.

 

4 Significados do “Eu te abençôo” – (Gênesis 22:15)

Abençoado significa:

1º Alguém que recebeu de Deus, poder para prosperar;

2º Alguém que recebeu de Deus o poder da longevidade;

3º Alguém que recebeu de Deus o poder de multiplicar tudo que tem;

4º Alguém que recebeu de Deus o poder de frutificar.

*Deus abençoou Abraão, porque Ele pediu a ele um filho; e Abraão ofereceu para Deus. Porque Deus não te abençoa? Porque você ainda não deu um filho para Deus. O que Deus pediu para Abraão, Ele pede pra você hoje.

 

Guarde o seu coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarde o seu coração.

Porque dele procedem, as saídas da vida” Provérbios 4:23

O que é que a Bíblia esta ensinando? Que eu tenho que guardar muitas coisas na vida, eu devo guardar o meu corpo, devo guardar o meu carro, o meu dinheiro, minha saúde, a Bíblia esta dizendo que tenho que guardar muitas coisas, mas sobre TUDO o que devo guardar, a primeira coisa que devo guardar, é o meu coração.  Porquê? “Porque dele procedem, as saídas da vida.” A Bíblia esta dizendo que, a saída da minha vida financeira, esta no meu coração, a saída da vida profissional, esta no meu coração; então se o meu coração estiver bem, toda a minha vida estará bem, porque a fonte de vida para tudo que eu tenho, é o meu coração. Por isso ela esta dizendo que sobre TUDO que devo guardar, devo guardar o meu coração.

Só que este coração de que a Bíblia esta falando, não é o coração de carne, não é o que bate no meu peito, pois este só bombeia sangue. A Bíblia esta falando de um outro coração, da sede dos nosso sentimentos, ela esta falando da nossa alma. Por isso ela diz, guarde a sua alma, porque o maligno, quer contaminar a sua alma, e se ele conseguir contaminar a sua alma, ele irá contaminar as saídas da sua vida, e aí vocêr não tem vida em nada que você faz, não tem alegria em nada que você fizer. Deus esta dizendo para tomarmos cuidado para não termos problemas espirituais.

O ser humano é dividido em três partes: corpo, alma e espírito.

A 1ª parte de problemas que temos é no corpo: são os problemas, físicos. Mas temos duas partes em nós que são espirituais, alma e espirito. Então se você tem um problema no corpo, você deve ter pelo menos, dois no espirituais. A maior parte da nossa vida, nós não podemos ver, é a alma e o espírito. Por isso a Bíblia diz para montarmos um  esquema de guerra e guardar o nosso coração, porque se no nosso coração entrar magoa, orgulho, vaidade, mentira, tristeza, ou qualquer sentimento errado, que entrar no seu coração, sua vida financeira, familiar, saúde, as suas coisas vão começar a ser amarradas e contaminadas. Por isso a Bíblia diz que é muito importante guardar o nosso coração, porque se nele entrar algo que não presta, isso ira contaminar o seu coração e toda a sua vida parar, e gerar problemas espirituais.

O coração do homem é muito estreito, não cabe Deus e o diabo. Se tem luz vai sair vida, mas se tem trevas, vai contaminar toda a vida. Existem alguns sintomas de que alguém esta desenvolvendo um problema espiritual:

1º Nervosismo: Se o seu sistema nervoso esta abalado, irritado, chingando, brigando, em tudo você esta demasiadamente nervoso, você já começou a desenvolver, problemas espirituais. O mal quando ele quer me controlar, ele atinge o meu sistema nervoso. Quantas pessoas fazem algo, falam algo e depois nem sabem o que fizeram,ou o que falaram, nem acreditam no que fizeram. A pessoa age, e pergunta, porque eu agi assim. Porque o mal controlou o sistema nervoso da dela.

2º Dores de cabeça constante: É normal ter dor de cabeça? Sim. Mas estamos falando de dores de cabeça constantes. É um sinal de que o mal esta tentando dominar a minha mente.

3º Insonia: Você não consegue dormir. É uma estrategia do mal para tentar te enfraquecer, e dominar você. Pessoas que passam a noite toda na frente da televisão porque não conseguem dormir, trabalhou o dia todo, chegou em casa cansada e não sonsegue de forma alguma dormir. E aos poucos o diabo vai te enfraquecendo até chegar ao ponte em que você já não tem mais forças para resistir e ele consegue tomar a sua mente, consegue contaminar o seu coração e assim travar as saídas da sua vida.

4º Medo: Tem gente que não sai de casa, tem medo de ser atropelado. Nasceu uma doença em um lugar, ela já esta com medo, occorreu um problema financeiro, ela esta com medo. Ela tem medo de fazer negocio, tem medo de comprar, ela tem medo de tudo, o medo cerca, domina, controla e não deixa ela andar.

Para que a minha vida esteje bem, é preciso que o meu coração esteje bem. Para mim trabalhar bem, o meu coração precisa estar bem. É dele que procede a vida. Por isso a Bíblia diz, sobre Tudo que se deve guardar, guarde o seu coração.

O que fazer para resolver os problemas espirituais

Você pode se pergunta: o que faço então para resolver, para solucionar esses problemas espirituais? Há algumas coisas que você pode fazer para resolver estes problemas:

1ª Você precisa aceitar Jesus, como Senhor e Salvador da sua vida. Porque o único que pode te ajudar é o Senhor Jesus. Mas aceitar Jesus significa pelo menos três coisas: Confiar, seguir e submeter-se. Qualquer pessoa que diz que aceitou Jesus, mas não confia, segue, e não se submete, aceitou Jesus só na sua cabeça. Para aceitar Jesus de fato, primeiro, é preciso confiar. Confiar é: não importa as circunstâncias, você não murmura, você não reclama. Quando você confia, mesmo em meio a uma grande tempestade, você deixa o barco, e anda sobre as águas. Segundo, você precisa segui-lo. Seguir Jesus, é você não se aproveitar de certas coisas para ser feliz, é negar-se a si mesmo. É abrir mão de coisas que te traz alegria, lucro, benefícios, para servir a Jesus, um exemplo, eu não bebo bebida alcoolica, mas vendo; mas eu não bebo, vendo por que da dinheiro; você acha isto certo? Se você faz isso, ainda não aprendeu a negar-se a si mesmo. Outro exemplo, eu não pulo carnaval, não gosto de carnaval, mas me aproveito do feriado de carnaval para viajar, passear, curtir minhas férias; não estou pulando, mas estou me aproveitando do feriado de carnaval, de uma forma ou de outra estou me alegrando por causa do carnaval, ainda não aprendi a negar, a mim mesmo. Terceiro, aceitar Jesus, é submeter-se a Ele. Submeter-se a Jesus é, não ter opinião. Quando você se submete a Jesus, você não tem opinião própria, a sua opinião é o que Jesus diz, é o que a Bíblia diz. É a palavra de Deus que te controla, é ela quem diz aonde você vai, até onde você pode ir, aonde você não deve ir. Aceitar o Senhor Jesus é isso. Aceitar é, confiar, seguir e submeter-se.

2ª Passe pelo batismo nas águas. Porque? Eu, Reverendo Edmar Dias, já li a Bíblia toda, e não encontrei nenhuma benção para quem não é batizado. Jesus disse, aquele que crê e for batizado será salvo (Marcos 16:16). Até a salvação é somente para os que se batizam. Jesus disse aquele que crê. Você crê em Deus, crê no Senhor Jesus? Muito bem já deu o primeiro passo, agora é o segundo, você precisa batizar. Todas as bençãos de Deus esta reservada para os que se batizam. Por isso que se você já aceitou Jesus, e continua enfrentando problemas, é porque te falta a segunda parte, se batizar.

3ª Você precisa continuar participando das reuniões da igreja. A Bíblia diz: Não deixe a igreja como é costume de alguns, antes persevere em oração. Em outra passagem a Bíblia diz: “Busca o seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria. Aceitei Jesus, me batizei, mas não sou perfeito, eu preciso aprender a conviver em comunhão, conviver com outras pessoas. Você precisa aprender a conviver com os defeitos dos outros. Se não aprendemos a conviver com as pessoas, nossos relacinamentos se tornam, temporários. Você começa a conviver com alguém, mas a hora que vem as dificuldaes, os erros, a hora que começa a aparecer os primeiras defeitos, você joga tudo por aguá a baixo, você acaba com tudo, porque? Não aprendeu a conviver em comunhão. E se eu não consigo conviver com você, a quem eu vejo, como vou conseguir conviver com Deus, que eu não estou vendo. E é a comunhão que vai te da forças para permanecer firme, existem batalhas que você só vai vencer, se estiver com amigos do seu lado. E mais, existem coisas, que Deus só irá falar, quando estivermos em comunhão. A Bíblia diz no livro de Atos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”(Atos 2:42-17) Este era o segreda da igreja primitiva, comunhão. Se você lê o livro de Atos, a frase que você mais irá ler é e perseveravam unânimes. Então se você quer permanecer firme, se você quer crescimento, permaneça em comunhão, unânime com os irmãos em Cristo.

 

3 Verdades que não podemos esquecer

Jonas 1:1-4
São 3 coisas básicas, mas que nós nunca podemos esquecer na nossa vida.

1ª Verdade que eu não posso esquecer: Escolhas erradas, traz conseqüências irreparáveis.
Tudo na vida é uma escolha! E as escolhas que fazemos na vida, trarão conseqüências irreparáveis, se as escolhas não forem certas. Jonas foi um profeta de Deus. E Deus o mandou ir para Nínive, para pregar a sua palavra. Mas Jonas entrou em um barco e foi para Társis. Ele fez a sua escolha, toma a decisão de ir para Társis. E quando ele estava dentro do barco, veio uma tempestade muito violenta e o barco ameaçava afundar. E Jonas no meio da tempestade, reconhece que tudo estava acontecendo por sua causa. Ele reconhece que a escolha que ele fez, trouxe a sua conseqüência. Escolhas erradas, traz conseqüências irreparáveis. Sua vida é uma escolha, e você não vai poder culpar Deus, pelas escolhas que você fez na vida.
2ª Verdade que eu não posso esquecer: Algumas oportunidades são únicas.
Deus na vida, traz momentos especiais para nós, oportunidades de milagres. E essas oportunidades não podem ser perdidas. Não podemos perder as oportunidades que Deus coloca em nossas vidas, oportunidades de transformação, de cura, de milagres. Deus cria momentos de abençoar a nossa vida, chamados de momentos de Fé excepcional, são únicas. Um exemplo é o cego Bartimeu (Marcos 10:46-52). A Bíblia diz que Jesus estava passando na estrada em frente Jericó. E a Bíblia diz que um cego ficava sentado lá, mendigando, pedindo esmola. De repente ele ouve que Jesus iria passar por ali, então ele começa a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.47). Um detalhe, ele não sabia a qual distancia Jesus estava dele, então ele gritava cada vez mais alto. Por quê? Porque ele sabia que aquela oportunidade era única, e ele não podia perder. Algumas oportunidades são únicas.
3ª Verdade que eu não posso esquecer: Objetos amaldiçoados, traz vida amaldiçoada. (Deuteronômio 7:26)
Essa é a mais grave das verdades que não podemos esquecer. Deus está dizendo em Deuteronômio 7:26, que nós não podemos levar para nossa casa, objetos amaldiçoados, porque fazendo isto nossa vida se torna amaldiçoada, e acabará sendo destruída. Deus também diz que em relação a esses objetos, nós devemos odiá-los, e manter distancia deles. Por quê? Deus está dizendo que enquanto houver em nossa casa, em nossa vida, objetos, coisas amaldiçoadas, coisas que Ele abomina, enquanto insistirmos em manter nas nossas vidas essas coisas, Ele não poderá entrar na nossa casa, na nossa vida para nos abençoar. Porque são coisas separadas para destruição, e se você leva esses objetos para a sua casa, você também começa a ser destruído. E Deus está dizendo considere isso em seu coração. Objetos de origem pagã, das trevas, que você leva para sua casa, levando também as trevas para sua vida. Objetos que você acha que é normal, que é coisa simples (patuás, talismãs, mantras, livros de espiritismo ou magia negra, livros de encantamentos, objetos do tarô, cartas de baralho, baralho nenhum você deveria ter na sua casa, DVDs e revistas pornográficas, e outros, tudo isso vai levar demônios para dentro da sua casa, porque são objetos amaldiçoados. Um exemplo Bíblico, é o de Josué. Quando Josué foi invadir, foi tomar Jericó; Jericó era uma terra de feiticeiros antes de Josué tomá-la, e Deus da uma ordem para Josué: queime tudo que tiver la, todos os objetos devem ser queimados. Mas um homem chamado Acã tomou para si objetos que Deus tinha ordenado que fossem destruídos(Josué 7:20-21). E ele pega e leva para dentro de sua casa. E o resultado disso, foi que um exército inteiro, perde uma batalha por causa de um objeto amaldiçoado que deveria ter sido destruído. Se você quer ter a benção de Deus na sua vida? Não leve objetos amaldiçoados para dentro da sua casa, para sua vida. Qualquer coisa que represente seitas, coisas que afronte ao Deus vivo, tudo isso deve ser tirado da sua casa. Se é contra a vontade de Deus, se contraria a vontade de Deus, vai trazer demônios para sua casa. Deus, Ele quer abençoar a sua vida, Ele quer entrar na sua casa para te abençoar, mas se você não tirar os objetos amaldiçoados da sua casa, da sua vida, Deus não pode te abençoar, ele não pode entrar na sua casa. Objetos amaldiçoados, traz vida amaldiçoada.
3 Verdades que não podemos esquecer nunca: 1ª Escolhas erradas, traz conseqüências irreparáveis; 2ª Algumas oportunidades, são únicas e 3º Objetos amaldiçoados, traz vida amaldiçoada.

 

Janeiro, o principal dos meses

Êxodo 12 : 2 – “Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano.”
Estamos no inicio de mais um ano, que para maioria das pessoas se torna um mês de descanso e férias, de relaxamento por assim falar, depois de um ano de muito trabalho. É justamente nesse momento que vemos muitas catástrofes, tragédias e mortes brutais.  Precisamos parar e perguntar: o que estamos fazendo de errado…?
Em Êxodo 12:2, a bíblia nos da sinais de onde estamos errando.
Veja que aqui Deus esta dizendo a Moisés que Janeiro não é qualquer mês, é o primeiro mês do ano, é o principal dos meses. Só por essa declaração já deveríamos entender que esse não deveria ser um mês de descanso ou relaxamento, porque o que começa mal vai termina mal. O que devemos fazer então? Deveríamos fazer de Janeiro, o que Deus declarou em sua palavra, fazer de Janeiro o principal dos meses. Como?  Protegendo nossas casas como fez o povo de Israel, (Êxodo 12:7 – Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que estiverdes….) essa atitude protegeu os Hebreus das pragas que vieram sobre o Egito no primeiro mês do ano. Hoje vemos as mesmas pragas assolando nossa nação. Porque elas tem nos atingido? A resposta é simples. Deus esta dizendo, o Primeiro Mês é o principal dos meses, e nós estamos dizendo, – não é só um mês de descanso. E como nos dias de Faraó, somos atingidos por fenômenos da natureza que vem executar os juízos de Deus. (Romanos 8:19-20 – O Universo todo espera com muita impaciência o momento em que Deus vai revelar o que os seus filhos realmente são.) Veja que a natureza criada, não agüenta mais esperar que os homens recebam Deus, como Pai e se tornem filhos de Deus e na sua impaciência ela mesma executa juízo sobre os homens, como vemos todos os anos, chuvas, ventos, terremotos, furacões etc… O mesmo aconteceu com o Egito antigo. O que precisamos fazer? Transformar Janeiro em um mês de orações, cobrindo nossas casas com o Sangue de Jesus. Assim, mesmo que aconteçam muitas tragédias no mundo, nossas casas serão protegidas por Deus.

Sim, penso que de acordo com a Bíblia, devemos fazer de Janeiro o mês mais importante em nosso ano. O que começa bem, pode ter certeza, vai termina melhor…

Chuvas, terremotos, maremotos…

Porque esta acontecendo tudo isso?
Romanos 8:18-21

18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
19 Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou,
21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Se alguém perguntar pra você – o porque desta chuva e porque esta acontecendo tudo isso, leia para esta pessoa o texto acima, Romanos 8:18-21. E diga para ela que tudo esta acontecendo por causa dela. Mas porque?

A palavra de Deus em Romanos, esta nos dizendo, no versiculo 19, que a Criação, a natureza, aguarda com expectativa, com ansiedade, que você se torne um filho de Deus. A própria Natureza já não aguenta mais ver o homem longe dos caminhos de Deus. E a Natureza, fica inpaciente, esperando o momento que você vai aceitar o Senhor Jesus como Salvador da sua vida e se tornar um filho de Deus. Mas porque ela faz tudo isso? A resposta esta nos versiculos 20-21. Quando Deus criou o homem, Ele deu ao homem poder para dominar sobre a Terra,sobre a Natureza(Gênesis 1:26). E como o homem, a cada dia que passa se afasta mais de Deus, e fica cada vez mais corrupto, pecador, a natureza que esta sobre o dominio do homem, se torna escrava da corrupção do homem. É isso que diz em Romanos 8 nos versiculos 20-21, e não por vontade dela mas porque Deus quis que fosse assim. E quando a natureza vê o homem se corrompendo a cada dia que passa, se afastando de Deus, ela impaciente, começa a se manifestar da maneira que estamos vendo esses dias. E não podemos de maneira nenhuma perguntar para Deus -PORQUE?, pois a resposta de Deus seria simplismente:
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua Terra.” 2Crônicas 7:14

 

Fé e Fidelidade

Existem coisas que nós precisamos saber sobre a fé e a fidelidade.

Primeiro lugar, Fé é do homem, natural do homem. Você nunca vai ler nas Escrituras, na Bíblia Sagrada, que Deus tem fé, você nunca ouviu que Deus tem muita fé. Ele dá fé para o homem, fé é instrumento de conquista e Deus já conquistou todas as coisas. Fé é pra você conquistar uma cura, fé é pra você conquistar uma casa, conquistar um milagre, conquistar qualquer coisa que você quiser, então fé é do homem.

A Bíblia diz que Deus tem fidelidade. O que é fidelidade?

Fidelidade vem da raiz da palavra fé. Fidelidade é o que sustenta o que eu conquistei pela fé. Resumindo e traduzindo da maneira mais simples possível: com a fé eu conquisto, com a fidelidade eu sustento aquilo que eu conquistei.

Porque Deus tem fidelidade? Porque Ele sustenta tudo o que Ele tem com a fidelidade d’Ele. Ele é Fiel, 2Timoteo 2.13 diz assim “Ainda que você seja infiel, Deus permanece fiel”. Fidelidade é a força que sustenta Deus como Deus. Fidelidade é o que sustenta aquilo que temos. Então primeiro passo, o homem tem que ter fé, ele tem que conquistar sua cura,sua salvação, mas se ele conquistou alguma coisa pela fé, só a fidelidade vai sustentar o que ele conquistou .

Fé, precisamos ter para um momento, podemos ter três momentos de fé, três momentos de fé que muda nossa vida.

Você tem um momento de fé e é curado, você tem outro momento de fé e consegue um grande emprego. Mas fidelidade é uma vida inteira. Fidelidade é dia após dia, hora após hora, com chuva ou com sol e nos leva para perto de Deus a cada dia.

Fé é um dia, fidelidade é a vida inteira!

Qual é a finalidade da fé?

Fé é um instrumento dado por Deus para conquistar. Pela fé o paralitico anda, o cego enxerga, o surdo ouve,pela fé o mudo fala, é pela fé que coisas são restauradas na nossa vida. Então quem tem fé vai conquistar, não vai ficar preso, quem tem fé, não vai ficar na miséria, quem tem fé, as estações de sua vida irão mudar. Fé é algo muito necessário. A fé conquista, mas não sustenta. Uma pessoa pode ficar curada pela fé, mas voltará ficar doente porque lhe faltou uma coisa, faltou fidelidade. A fidelidade sustenta o que a fé conquistou. Vemos muita gente sendo abençoada porque teve fé, mas muita gente não se mantém abençoada porque lhe falta fidelidade.

Em 2 Cronicas26.1 O Rei Uzias, tinha 16 anos quando começou a reinar e reinou 52 anos . Nos dias que buscou ao Senhor Deus o fez prosperar. Uzias teve um reinado sem falência, sem dividas, sem derrotas. Foram 52 anos ininterruptos de poder. Enquanto você for fiel ao Senhor, Deus vai te manter na vitoria. Não dá pra ser fiel no domingo e infiel na segunda, fiel na terça e fiel na quarta. Fidelidade, é uma vida de fidelidade. Não dá pra ficar subindo e descendo da fidelidade.

O versículo 16 diz que quando Uzias se tornou poderoso tornou-se infiel e se corrompeu para sua própria ruína. Tornou-se leproso e viveu afastado e morreu assim. Um dia de infidelidade, e ele perdeu tudo. Então, não importa se você foi fiel 52 anos, um dia que você for infiel você pode perder tudo.

Vou explicar melhor, com a fé eu me aproximo de Deus, com a fidelidade, eu permaneço juntinho de Deus.

Reverendo Edmar Dias